Header Ads

Especial Sexta-Feira 13: Superstições (Parte 3) Final



- Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas;

Superstição é uma espécie de crendice popular que não possui explicação científica. As superstições são criadas pelo povo e passadas de geração em geração. Como por exemplo, o pobre gato preto que na tradição diz-se que cruzar com um deles é sinal de mau agouro ou azar, e se for em uma sexta-feira 13 então, corra pras colinas.

A palavra superstição vem do Latim superstitionem, supers (mais alto) e titionem (marca, divisório) entende-se algo além do poder dos simples mortais, superior ou sobrenatural. As superstições, os mitos e crenças,  aparecem como forma de explicar coisas que acontecem e que desconhecemos. Superstições são forma de evitar que algo ruim aconteça ou a tentativa de atrair sorte, como carregar um pé de coelho ou pendurar uma ferradura atrás da porta. Quando as coisas não acontecem como queremos, é o azar!Daí nascem as superstições! É uma forma de colocar a culpa dos fracassos em algo além do controle humano, para os nossos erros e desconhecimentos, mas que muitas vezes resultam apenas da nossa própria falta de cuidado e esforço.

Se quebrar um espelho esse tal do azar te persegue por 7 anos! Se varrer o pé de uma pessoa, coitado, nunca vai se casar! E se tomar leite com manga, já era, morreu.


E o numero 13, por que é considerado de má sorte?

Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira também é considerada azarenta, por ter sido o dia da semana em que Jesus foi crucificado. Somando o dia da semana de azar, sexta, com o número de azar, 13, tem-se o mais azarado dos dias.

Uma das principais versões sobre a origem da superstição do numero 13 é a de que Jesus Cristo tenha sido crucificado numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, de acordo com o calendário hebraico. No entanto, antes de ser levado à morte, Jesus, havia celebrado a Santa Ceia, que foi composta por 13 pessoas contando com ele próprio.

Outra versão é a de que pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira. Nesse dia, a Ordem dos Templários, uma das mais poderosas da Cristandade na época, foi declarada ilegal e acusada de heresia pelo rei Filipe IV de França. Seus integrantes foram presos e alguns torturados e, mais tarde, executados.

As superstições podem, muitas vezes, atrapalhar a vida das pessoas. Podemos citar como exemplo o caso de uma pessoa que deixa de fazer determinadas coisas num dia de sexta-feira 13. Muitos acreditam verdadeiramente que esse dia vai lhes trazer azar, mesmo não havendo explicação científica que prove isso.


6 populares superstições que você deve saber antes de sair de casa:

  • Abrir guarda-chuva dentro de casa dá azar.

  • Deixar o chinela virado é sinal de que alguém da família vai morrer.

  • Passar embaixo de uma escada atrai má sorte.

  • Colocar a vassoura atrás da porta, faz com que a visita chata vá embora.

  • Ao acordar deve-se por primeiro o pé direito no chão para evitar o azar.

  • Acessar a Trilha Do Medo todo dia pra não ter azar e não ficar desenformado XD.



E você, tem alguma superstição?




Especial Sexta-Feira 13: A Origem (Parte 2)

Muita gente tem medo da tão famosa Sexta-feira 13 e muita gente aproveita pra comemorar, seja com festas ou com um festival de filmes de terror. Mas poucos sabem da origem que deu fama para ser "o dia do azar". Jesus foi morto em uma sexta-feira e acredita-se que foi numa sexta-feira 13 e na noite anterior Ele jantou com seus 12 discípulos, mas relatos de outras culturas provam que o 13 sempre...

Especial Sexta-Feira 13: No Cinema (Parte 1)

Até que enfim...Primeira Sexta-feira 13 do ano de 20(13), será que algo de estranho ocorrerá neste dia temido por tantas pessoas? Vamos aguardar e se você tiver alguma experiência, conte para nós. Mas quando se fala em Sexta-feira 13, não lembramos só de gato preto, espelho quebrado, e outras superstições, uma figura surge em nossas mentes! Ele. Voorhees, Jason Voorhees! Um dos psicopatas mais...
Tecnologia do Blogger.